Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2020

É Advogado, Consultor Político e Membro da Associação Brasileira de Consultores Políticos - ABCOP.  Atua há mais de 35 anos como Assessor e Consultor Político.  Autor de "A Arte da Governabilidade", Ed. Multifoco.  Ex-Secretário de Governo - V. Redonda/Barra do Piraí e ex-Secretário de Administração de Volta Redonda.  Saiba mais...

Arquivos

Data da publicação:

Newsletter

Gostaria de receber atualizações do blog?


Blog

VOLTA REDONDA: O QUE ESPERAR DO PRÓXIMO PREFEITO.

20/06/2020 21:56:23

VR: O QUE ESPERAR DO PRÓXIMO PREFEITO!

As eleições municipais deste ano estão previstas para o dia 04 de outubro, podendo sofrer um pequeno adiamento, por causa da pandemia. De qualquer maneira, os futuros prefeitos irão enfrentar um quadro caótico, como consequência da queda de receitas municipais - ISS e IPTU - desemprego e uma redução drástica das transferências dos recursos do Governo Estadual - ICMS e IPVA  e do Governo Federal.  

Diante de um quadro tão caótico, o futuro prefeito de Volta Redonda terá que ser alguém com muita experiência, muito conhecimento da máquina administrativa, muita sensibilidade política e muita competência e seriedade. Não há espaço, diante de um quadro tão complicado, para gestores inexperientes que queiram simplesmente aprender no exercício do cargo. Caberá aos eleitores votar com inteligência, escolhendo aquele candidato que tenha o melhor perfil para dar solução aos problemas que serão colocados diante dele.

O futuro prefeito terá que administrar com muita sabedoria, unindo todas as correntes políticas, convivendo bem com o legislativo, garantindo total transparência nas suas decisões e buscando todo o tempo a governabilidade, pois só assim conseguirá alcançar os melhores resultados e diminuir o impacto da crise econômica.

A primeira coisa que o prefeito eleito terá que fazer é montar um Secretariado com pessoas sérias, competentes, experientes e que conheçam a Administração Pública. Não haverá espaço para premiar alguém, simplesmente por ser amigo, ex-colega de faculdade, ex-professor ou para fazer experiências com curiosos. O prefeito não precisa ser um gestor de primeira linha, mas precisa ter discernimento para montar a sua equipe, escolhendo os melhores que estejam disponíveis no mercado, mesmo que não pertençam ao partido dele.

A segunda coisa que o prefeito eleito terã que fazer é propor uma reforma administrativa, reduzindo o peso da máquina, já que haverá um corte significativo de recursos. Terá que reduzir o número de secretarias, reduzir o número de cargos comissionados, reduzir as subsecretarias e cortar todo gasto possível, desde que não comprometa o atendimento da população. Estas providências terão que ser tomadas no primeiro dia de governo, para que comecem a valer, no máximo, em 30 dias. Não há tempo a perder.

Uma pequena lembrança ao futuro prefeito de Volta Redonda: Não transforme os servidores públicos, mais uma vez, em bodes expiatórios, jogando sobre eles a culpa por todos os problemas gerados pela pandemia. Nada de atrasar salários, subtrair direitos, descumprir a legislação ou congelar salários. Joguem limpo com os servidores públicos. Reavaliem a cessão de servidores para outros órgãos, com ônus para a Prefeitura; apliquem a lei da aposentadoria compulsória dos celetistas, na Administração Direta e Indireta e economize o que for possível em outras rubricas desde que que não prejudiquem os servidores e a população.

Uma boa dica para garantir o pagamento do 13º salário, sem susto para os servidores: Antecipe 50% no mês do aniversário ou crie um Fundo Especial, depositando 1/12 do 13º Salário mensalmente nesse Fundo. Outra coisa: Pague sempre o salário dentro do mês, mesmo que seja no último dia. Os servidores públicos merecem estes benefícios. São eles que tocam a máquina pública, fazendo as coisas acontecerem. 

Uma outra dica para o futuro Prefeito: Mantenha uma relação republicana com o Legislativo. É um Poder independente, que tem como funções principais, legislar e fiscalizar o Executivo. Respeite o Poder Legislativo e cada um de seus vereadores e vereadoras. Não tente manipulá-los ou pressioná-los para apoiar o Governo, com a farta distribuição de cargos comissionados. Seja diferente e o povo vai apoiar o seu posicionamento e quem sabe até lhe dar um outro mandato.    

Espero que o futuro prefeito de Volta Redonda assuma estes compromissos e os cumpra durante os 4 anos do seu mandato.

  

       


 

Deixe seu Comentário:

www.sergioboechat.blog.br - Todos os direitos reservados - 2008